Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

CNU: “Elaboração da prova não coube a gente”, diz ministra

CNU: “Elaboração da prova não coube a gente”, diz ministra

O Concurso Nacional Unificado (CNU) foi realizado em 18 de agosto e o governo federal se manifestou quanto às reclamações em relação ao conteúdo cobrado nas provas.

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, comentou sobre as críticas que tem recebido em relação à elaboração das provas objetivas. As declarações foram feitas durante entrevista ao portal Jota, publicada neste 28 de agosto.

De acordo com Dweck, embora o MGI tenha orientado quanto à linha de interesse do governo, a elaboração das questões da prova ficou sob responsabilidade da banca organizadora, Fundação Cesgranrio. Dessa dessa, nenhum representante do governo federal teve acesso ao conteúdo da avaliação antes de sua aplicação, no dia 18 de agosto.

“Montamos o edital, orientamos a banca na linha do que o governo tinha interesse, né? Mas a parte de elaboração da prova mesmo não coube a gente […] A gente está fazendo agora uma análise da prova propriamente, do conteúdo da prova. Até a prova estar sendo aplicada, a gente não conhecia a prova. Ninguém do governo teve acesso à prova, porque a gente tinha um malote trancado numa sala segura”, explicou a ministra.

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina Veterinária manifestou insatisfação quanto aos conteúdos cobrados nas provas objetivas do bloco 3 devido a ausência de questões específicas da área de Medicina Veterinária, para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA). Outras críticas também foram registradas de canditatos a outros cargos, que alegaram falta de conteúdos específicos ou a cobrança de temas não pertinentes ao cargo concorrido.

Confira mais detalhes no vídeo a seguir:

CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!

Próximas datas do CNU

Conforme consta no cronograma oficial da Fundação Cesgranrio, a divulgação das notas finais da prova objetiva e nota preliminar da prova discursiva acontecerá no dia 8 de outubro, quando os candidatos também poderão enviar os títulos.

O resultado final do certame deve ser divulgado em 21 de novembro de 2024.

Confira o cronograma divulgado pela organizadora para as próximas etapas do CNU:

O que fazer pós-CNU?

Enfim chegamos ao final da sua jornada de preparação para o CNU. Foram dias de muito eforço e dedicação que te trouxeram até aqui.

Mas concurseiro(a), seus estudos não podem parar! Ainda existem inúmeras oportunidades em concursos públicos que você poderá conquistar neste ano e no próximo.

Por isso, montamos um e-book gratuito com dicas do que fazer após o CNU. É gratuito, toque no botão abaixo:

QUERO SABER O QUE FAZER DEPOIS DO CNU

Resumo do Concurso Nacional Unificado (CNU)

Estude com quem APROVA

Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.

Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.

Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!

Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.