Juliane Freitas • 11/07/2024
Os servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entrarão em greve nacional, sendo uma das reivindicações a exigência de nível superior para os aprovados em concurso público no cargo de Técnico!
A paralisação terá início em 16 de julho e ocorrerá por tempo indeterminado. Segundo o SindsprevPB, a decisão foi tomada após a falta de acordo com o governo federal em relação ao reajuste salarial e outros pleitos. Vale destacar que os servidores em trabalho remoto, cerca de 50% do efetivo, também prometeram aderir à greve.
“Foram realizadas três rodadas de negociação entre o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) com os servidores do Seguro Social, mas o governo não se mostrou disposto a atender as reivindicações da categoria. Por isso, estamos seguindo orientações do movimento nacional pela paralisação dos serviços”, destacou o diretor do Sindicato, Sérgio Fonseca.
Além do reajuste salarial, as principais reivindicações da categoria são:
Vale lembrar que, recentemente, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) rejeitou a solicitação de transformar o cargo de Técnico para nível superior, alegando que “as diretrizes de carreiras e o entendimento técnico do Órgão Central do SIPEC partem da premissa de não alterar o requisito de ingresso no que diz respeito à escolaridade exigida”.
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
O coordenador de Desenvolvimento de Carreiras do INSS, Cláudio Macedo Pina, informou que a autarquia solicitou ao Ministério da Previdência Social a convocação de 500 excedentes do cargo de Técnico do Seguro Social para provimento ainda em 2024. O número total de excedentes é de 1.894.
A expectativa é que o quantitativo restante, de 1.394 excedentes, seja convocado apenas no ano de 2025. Dessa forma, o INSS anunciou que não deve realizar um pedido de autorização para realização de novo concurso público para Técnicos.
No entanto, para o cargo de Médico Perito, foram solicitadas 1.574 vagas e um novo certame deve ocorrer na atual gestão do presidente Lula. O cargo de Analista, em diversas áreas de especialidade, também deverá ter novos provimentos.
Em resposta à equipe de jornalismo do Direção Concursos, o órgão informou que, atualmente, 24.150 cargos estão vagos. Desse total, 2.535 são do cargo de Analista do Seguro Social e 21.615 são de Técnico do Seguro Social.
Veja, a seguir, o quadro detalhado de cargos ofertados do Instituto Nacional da Seguridade Social para os cargos de Analista e Técnico:
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.