Juliane Freitas • 17/12/2024
Segue em pauta a definição sobre o nível de escolaridade exigido para ingresso na carreira de Técnico no concurso MPU (Ministério Público da União)!
Trata-se de uma consulta enviada ao Senado pelo relator, ministro Dias Toffoli, a respeito da ação direta de inconstitucionalidade (ADI 7710), que pede o fim da exigência do nível superior para os cargos de Técnico do MPU.
O Senado se manifestou no sentido de que a ADI 7710 é improcedente, ou seja, a mudança de escolaridade para o nível superior é constitucional.
Confira trecho do parecer no Senado:
Recentemente, o ministro Dias Toffoli, manifestou sua posição a respeito da escolaridade para ingresso no cargo de Técnico do MPU. De acordo com o ministro, não há urgência para decidir a inconstitucionalidade da exigência de nível superior para o cargo, o que pode indicar que o novo edital não deve mesmo trazer o nível médio como requisito.
Além disso, em novembro foi publicada a portaria do MPU que fixou atribuições e requisitos das carreiras do órgão. Segundo o documento, o ingresso nos cargos de Técnico exigem ensino superior completo, em nível de graduação, além de curso técnico na área de atuação, a depender da especialidade.
CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA O CONCURSO MPU!
Em contato com o Direção Concursos, o MPU confirmou que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) segue como banca organizadora do certame. De acordo com nota divulgada pelo órgão, a previsão é que o edital seja publicado no primeiro trimestre de 2025, ou seja, até o mês de março do próximo ano.
O MPU destacou que a comissão de planejamento segue trabalhando nas próximas etapas do certame, que ofertará vagas imediatas e em cadastro reserva para os cargos de Técnico e Analista, em diversas especialidades.
Ainda segundo o órgão, os aprovados poderão ser nomeados para qualquer um dos quatro ramos do MPU: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e Ministério Público Militar (MPM).
O projeto básico do concurso MPU informa que as oportunidades irão contemplar os cargos de Analista e Técnico Judiciário, nas seguintes áreas de especialidade:
Analista do MPU
Técnico do MPU
As provas, por sua vez, serão aplicadas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Os candidatos serão avaliados por meio da realização das seguintes etapas:
Os aprovados no concurso MPU receberão os seguintes salários iniciais, com valores vigentes a partir de fevereiro de 2025:
Ei, você está estudando para o concurso MPU? Então, para te ajudar, o Direção Concursos elaborou um eBook gratuito contendo questões de Legislação do MPU!
Não perca essa chance de aprimorar sua preparação e testar seus conhecimentos com esse material. Aproveite agora essa oportunidade gratuita para melhorar seus estudos para se tornar um novo servidor do Ministério Público da União!
Toque no botão abaixo:
Baixe aqui seu Material Gratuito
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.