Juliane Freitas • 14/08/2024
A minuta de Lei Orgânica que poderá alterar algumas regras para o próximo concurso Polícia Federal vem causando mal estar entre a instituição e representantes da categoria.
Isso porque a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) enviou ofício à Direção-Geral da PF recusando, oficialmente, o texto da minuta de Lei Orgânica. De acordo com a Federação, a medida ocorreu após decisão unânime dos 27 sindicatos de policiais federais em todo o país.
Conforme explicou o presidente da Fenapef, Marcus Firme, o texto apresentado não correspondeu às demandas da categoria e à realidade vivenciada pelos servidores.
“Esperou-se, inicialmente, que as entidades de classe seriam chamadas para um amplo debate visando ajudar na construção do texto ainda durante o ano de 2023, quando o diretor-geral já falava na elaboração da minuta. Ocorre que, mesmo diante de solicitações feitas pela Fenapef, o texto foi redigido sem consulta à categoria”, destacou o dirigente.
Vale lembrar que, recentemente, diversos sindicatos se manifestaram contra a minuta de Lei Orgânica, tais como SINPEF MS, SINPF PA, SINPEF RS, SINPEF PE, SINPEF MT e SINPOF CE.
Dentre os pontos abordados pela minuta está o fim do curso de tecnólogo como requisito de ingresso às carreiras de Papiloscopista, Agente e Escrivão da Polícia Federal e a unificação da nomenclatura desses cargos para Oficial da Polícia Federal.
Confira trecho do Ofício enviado à PF:
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Em maio de 2024, a Câmara dos Deputados aprovou reajuste salarial para servidores da Polícia Federal. O aumento será concedido de forma escalonada até 2026, com a primeira parcela paga a partir de agosto de 2024.
Para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista os salários iniciais ficarão:
Já para os cargos de Delegado de Polícia Federal e Perito Criminal Federal, os valores iniciais do subsídio serão:
De acordo com fontes ouvidas pelo Direção Concursos, o concurso para a área adminsitrativa da Polícia Federal é tido como “certo”. Assim, cresce a expectativa pela autorização do certame ainda em 2024.
O último pedido de concurso para a área administrativa solicitou o provimento de 789 vagas, distribuídas da seguinte forma:
Nível médio
Nível superior
É importante mencionar, ainda, que o Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou ao Direção Concursos que solicitou autorização para realização de um novo certame para Delegados, Agentes e Psicólogos, com a seguinte segmentação:
No entanto, a expectativa é que o certame seja autorizado somente em 2025 por questões orçamentárias.
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
No mês dos Professores, todos os nossos especialistas se juntaram para te presentear! 🎁
Você poderá participar de aulas exclusivas para sair do ZERO até a aprovação, tendo acesso a:
Além disso, eles irão liberar durante todo o mês de outubro, descontos imperdíveis para que você possa ter em mãos tudo o que irá precisar em cada etapa da sua jornada!
Porque com o Direção Concursos, o ensino transforma seu sonho em realidade! Clique no banner abaixo e aproveite as ofertas, por tempo limitado:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.