PUBLICIDADE

Concurso público: publicada lei que exige nível superior para Técnico Judiciário

Foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 14.456/2022. A partir de agora, os cargos de Técnico Judiciário passam a exigir o nível superior de formação. Medida vale para editais de concurso público do poder Judiciário da União. A mudança no requisito de escolaridade teve origem com o Projeto de Lei n°3.662/2021. O texto ...

Por

Mateus Melis
Compartilhe esta notícia
concurso TSE

Foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 14.456/2022. A partir de agora, os cargos de Técnico Judiciário passam a exigir o nível superior de formação. Medida vale para editais de concurso público do poder Judiciário da União.

A mudança no requisito de escolaridade teve origem com o Projeto de Lei n°3.662/2021. O texto foi aprovado, mas o presidente Bolsonaro vetou a medida em setembro de 2022. Saiba mais aqui!

De acordo com chefe do Executivo Federal, a medida apresentava vício de inconstitucionalidade que, de acordo com ele, confrontaria com a competência privativa do Supremo Tribunal Federal (STF) para apresentar proposições sobre questões relativas ao pessoal do poder Judiciário da União. Dois meses após Bolsonaro barrar a alteração, o congresso decidiu pela derrubada do veto.

A mudança do requisito de escolaridade foi comemorada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus). Para os representantes dos servidores do Judiciário, a alteração é uma forma de valorizar a categoria.

É importante ressaltar que a medida é válida somente para os próximos editais de concurso público que disponibilizem vagas para o cargo de Técnico Judiciário. A alteração impactará os editais dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e etc.

Com a mudança, o inciso II do art art. 8º da Lei nº 11.416 passou a vigorar com a seguinte redação: “para o cargo de Técnico Judiciário, curso de ensino superior completo”.

TSE Unificado, Tribunais de Justiça, TRTs e TRFs… 2023 definitivamente é o ano dos tribunais. Para se diferenciar da multidão que vai fazer essas provas você PRECISA se diferenciar.

Clique no botão abaixo e saia na frente:

Quero mudar de vida em 2023

Concurso público – curso tecnólogo será aceito?

A redação da Lei 14.456/2022 determina que, para o cargo de Técnico Judiciário, será exigido “curso de ensino superior completo”.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os editais que explicitam somente “diploma em curso superior de graduação”, aceitam cursos tecnólogos.

Para não aceitar a formação de tecnólogo, é importante que a informação esteja explícita para o candidato no edital ou na lei do cargo, o que não é o caso.

Além disso, também não é especificado uma área de atuação para o diploma. Veja na íntegra aqui!

Concurso público – mudança pode impactar o edital do TSE Unificado?

Com a mudança no requisito de escolaridade, muitos concurseiros têm questionado se a mudança pode impactar no concurso unificado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), previsto para ser realizado em 2023.

A resposta é sim! Conforme explicou o professor Victor Dalton, uma vez promulgada, os próximos editais já devem incluir a exigência de nível superior nos novos certames. Saiba mais aqui!

Medida vale para o novo concurso CNMP?

A mudança no requisito de escolaridade não impactará o novo concurso CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). Conforme informado anteriormente, a alteração impactará sobre os órgãos do poder Judiciário da União.

O novo edital do CNMP será destinado ao provimento de 9 vagas para os seguintes cargos:

  • Técnico Administrativo: 6 vagas imediatas + CR;
  • Agente de Segurança Institucional: CR;
  • Analista Jurídico: 1 vaga imediata + CR;
  • Analista Arquivologia: CR;
  • Analista de Comunicação Social: CR;
  • Analista Estatística: CR;
  • Analista Contabilidade: CR;
  • Analista Engenharia Civil: CR;
  • Analista Gestão Pública: 1 vaga imediata + CR;
  • Analista de Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 1 vaga imediata + CR;
  • Analista Análise de Suporte e Infraestrutura: CR;

Concurso público – editais previstos e abertos para Tribunais

Confira abaixo um pequeno panorama de próximos previstos e abertos para a área de Tribunais:

  • TSE Unificado: um novo concurso TSE Unificado é esperado para ser realizado em 2023. Além do TSE, diversos Tribunais Regionais Eleitorais devem ofertar oportunidades para os cargos de Técnico e Analista Judiciário. De acordo com levantamento feito pelo Direção Concursos, os TREs e e o TSE registram mais de 500 cargos vagos. Saiba mais aqui!
  • TRT GO (Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região – GO): o edital do concurso TRT GO (TRT 18) está publicado e o interessados têm até o dia 4/1/2023 para realizarem suas respectivas inscrições. O certame oferta 24 vagas imediatas e oportunidades de cadastro reserva para diversos cargos de Técnico e Analista. As provas objetivas serão aplicadas em 12/2/2023.

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
Concurso publico
destaque-2
NACIONAL
nível superior
técnico judiciário
técnico judiciário nível superior
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.