Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Proposta de recurso concurso PCDF Agente para RIDE

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Redação Direção Concursos25/08/2021

25/08/2021

Olá! Aqui é o Professor Rafael Valle @prof.rafaelvalle. Neste artigo irei propor uma sugestão de recurso para uma questão de Conhecimentos sobre o DF (RIDE) do concurso da PCDF para o cargo de agente cujas provas foram aplicadas neste domingo (22/08/2021), pela banca Cebraspe.

Questão 32 – (Concurso Agente PCDF 2021) A RIDE, em seu recorte territorial, é formada por municípios de três unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.

Gabarito oficial preliminar do CEBRASPE: Certo.

Na justificativa abaixo, eu sugiro a mudança de gabarito de certo para errado.

De fato, a RIDE possui em sua composição as seguintes unidades federativas: DF, Goiás e Minas Gerais. Por outro lado, a questão está errada, pois, da forma que foi escrita, ela dá a entender que o Distrito Federal possui municípios, mas, na verdade, o DF possui vedação a este tipo de divisão. Vejamos o Art. 32 da CF/88: “O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição”. Por fim, ressalta-se que somente o estado de Goiás e de Minas Gerais possuem municípios que integram a RIDE. Sendo assim, solicita-se a mudança do gabarito de certo para errado ou, no mínimo, a anulação da questão.

Alunos(as), creio que este recurso seja deferido, então não deixe de recorrer! Essa questão está claramente errada. Acerca dos outros itens, concordo com os gabaritos da banca conforme explicitei no artigo do gabarito extraoficial.

Grande abraço, pessoal. Até mais!

ÚLTIMOS DIAS PARA GARANTIR O MELHOR PREÇO DE VITALÍCIA!

O ano de 2025 já começou trazendo inúmeras oportunidades em concursos públicos, com salários iniciais que podem ultrapassar os R$ 30 mil. Se você quer se preparar com qualidade, preste atenção: a assinatura do Direção vai aumentar!Aproveite os últimos dias de oferta para garantir acesso vitalício à nossa plataforma completa por um valor promocional, que inclui:

  • Cursos completos em vídeo e PDF
  • Resumos direcionados
  • Marcações digitais
  • Caderno de anotações
  • Tamanho de fonte personalizável
  • Tira-dúvidas direto com o professor

É a sua chance de conquistar a melhor preparação para mais de 500 concursos antes que o preço suba. Toque no botão abaixo e dê o primeiro passo rumo à sua aprovação!

concursos publicos
concurso pcdfPCDFConcurso pcdfconcurso pcdf 2021edital pcdfedital pcdf 2021pcdfpcdf 2021
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.