Marco Tulio • 10/06/2021
10/06/2021Você que está se preparando para o concurso PCDF, e na expectativa para a divulgação da nova data da prova, com certeza percebeu que as notícias têm mostrado que a retomada do concurso está muito próxima. É um certame muito animador, sobretudo para aqueles que não estão satisfeitos com o resultado obtido em provas recentes da carreira policial, como PF e PRF, sendo uma chance de ouro para conquistar o cargo público almejado.
Hoje irei trazer uma análise detalhada de pontos importantíssimos para o cargo de agente, iniciarei pelos seguintes atrativos:
A título de comparação, para o cargo de agente da Polícia Federal, tivemos mais de 200 mil inscritos e com menos da metade do número de vagas. Fica nítido que o concurso PCDF é uma oportunidade que não se vê todo dia.
Vendo todos esses números apresentados, você ainda pode pensar “Ah, mas 88 mil inscritos ainda é muita coisa”. Concordo, porém ainda temos outros fatores a serem levados em conta: a abstenção e o grau de preparação dos demais candidatos. O certame da PF teve uma abstenção de 32,8%, algo que pode servir de parâmetro também para o concurso PCDF. Em um cenário hipotético, com uma abstenção nesse mesmo percentual, restariam cerca de 59 mil candidatos.
Quanto ao grau de preparação desses candidatos, venho trazer uma excelente notícia para você: apenas uma pequena parte dessas pessoas estará apta a disputar uma vaga. Se você estiver com uma rotina de estudos bem definida e se preparando psicologicamente (isso faz muita diferença na hora da prova), suas chances são muito reais! Eu sempre trago esse alerta aos estudantes: em muitos casos a pessoa tem um domínio excepcional do conteúdo cobrado na prova, mas por colocar muita pressão em si ou por deixar outros fatores exercerem influência em sua mente, acaba sendo reprovada por não saber lidar com isso.
De volta à análise da concorrência dos concursos públicos, venho trazer para vocês um dos exemplos que tive em minha trajetória: a prova para técnico administrativo do Ministério Público da União (MPU), em 2018. Naquela ocasião concorri com mais de 100 mil candidatos (isso apenas no Distrito Federal) e o edital trazia apenas 4 vagas imediatas para essa unidade federativa. Por já ter uma certa experiência no mundo dos concursos, não me abati ao olhar a demanda de candidatos, pois tinha ciência de que estava fazendo a minha parte e que possuía plenas chances de ser aprovado. Resultado: fiz 92 pontos líquidos, uma pontuação que julguei excepcional, e apesar de não ter ficado dentro das 4 vagas imediatas, fui nomeado e tomei posse já na primeira convocação realizada pelo órgão. Foi um pequeno intervalo, de 2 meses, entre a realização da prova e a posse no cargo.
Portanto, o que trago para você hoje é o seguinte: não se preocupe com a concorrência! Faça a sua parte diariamente, pois o seu esforço será recompensado. O fato de ter uma rotina de estudos bem definida, sem abrir mão de seus momentos de lazer, se preparando também psicologicamente, te coloca muito a frente da maior parte das pessoas que irão prestar o mesmo concurso que você. Sua aprovação é questão de tempo e pode estar mais próxima do que você imagina.
Pode contar comigo nessa caminhada! Seja no concurso PCDF ou nos demais. Siga-me no instagram!
Pacote completo para agente da PCDF
O ano de 2025 já começou e muitos concurseiros já estão de olho nas milhares de oportunidades em concursos públicos que irão ser ofertadas neste ano (que promete ser tão generoso quanto 2024)!
São mais de 60 mil vagas previstas para concurseiros das mais distintas áreas de atuação: tribunais, policiais, controle, administrativa, fiscal e legislativa. As remunerações também são bastante atrativas, podendo ultrapassar iniciais de R$ 30 mil.
Pensando nisso, o Direção Concursos liberou no seu cadastro as melhores condições de assinatura, que incluem ferramentas como cursos completos em vídeo, cursos completos em PDF, resumos direcionados, marcações digitais, caderno de anotações, tamanho de fonte personalizável e tira-dúvidas direto com professor.
Toque no botão abaixo para conferir, o Direção Concursos vem aprovando uma multidão de alunos nos concursos mais disputados de todo o Brasil:
Marco Tulio
Marco tem 22 anos, é servidor do TJDFT, formado em Gestão Pública. Ingressou no serviço público aos 19 anos, pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, e coleciona aprovações em concursos de âmbito federal, como: MPU, TST, STJ, STM. Um aluno que era mediano, mas decidiu mudar a sua vida através dos estudos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Marco Tulio • 27 de agosto de 2021
Com a realização das provas da PCDF no último final de semana, houve o encerramento de uma verdadeira maratona da carreira policial, que abrangeu também PRF e PF. Alguns arriscaram estudar para mais de um desses concursos ao mesmo tempo, já outros optaram por focar em apenas um. Para muitos, essa semana tem sido de […]
Redação Direção Concursos • 27 de agosto de 2021
Neste artigo, o prof. Rafael Valle propõe uma sugestão de recurso para uma questão de Conhecimentos sobre o DF (RIDE) do concurso PCDF Agente.
Igor Cintra • 27 de agosto de 2021
Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Gostaria de falar um pouco a respeito do gabarito preliminar divulgado pela banca CESPE para a prova de Agente da PCDF. Não concordo com quatro respostas propostas pela banca, além de julgar que uma questão cobrbou conceitos que estavam fora do conteúdo programático do edital. Logo após a prova […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.