Concursos Abertos Concursos 2020

Concurso à vista? Paulo Guedes deve criar superagência reguladora

  • Notícias
  • Concurso à vista? Paulo Guedes deve criar superagência reguladora
Autor: Maurício Miranda Sá | 22/04/2019, às 11:32 | 18 comentários

Em entrevista para a Globonews, Paulo Guedes, ministro da Economia, diz que governo pensa em criar uma superagência que regulará os fundos de pensão.

Extinção de instituições

A intenção é agrupar todas as instituições que, atualmente, são responsáveis pelo setor, como a Susep (Superintendência de Seguros Privados) e Previc (Previdência Complementar).

Responsável por controlar a gestão das citadas instituições, a superagênciaserá um tipo de embrião que pretende regular um novo mercado prestes a chegar no Brasil, com o regime de capitalização previsto na reforma da Previdência.

Oportunidade de novo concurso público

Na noite da última quarta-feira (17/4/2019), o ministro da economia, anunciou a pretensão do governo federal em criar a nova entidade, o que deve ser uma grande (e ótima) oportunidade, visto que os cargos da superagência deverão ser ocupados mediante concurso público.

O mais importante é saber que, com todo o procedimento da criação da superagência acabados, o governo federal deverá ofertar concurso público, visando à composição do seu quadro de pessoal.

Há grande possibilidade de que o governo reaproveite servidores de outros órgãos, o que não deverá suprir a necessidade total da nova agência.

Aquecimento do mercado econômico

O regime de capitalização deverá aquecer o mercado econômico e, por lógica, deverá ser protegida por um órgão regulador, que cuide dos investimentos do trabalhador.

Problemas em fundos de pensão

É bom frisarmos que os fundos de pensão, muitas vezes, são associados a grandes escândalos, com péssimas gerencias em seus negócios.

Paulo Guedes afirmou, ainda sobre a agência, que não existirá intromissão política ou aparelhamento, já que a ideia é dar total autonomia à nova autarquia:

“A intenção é criarmos uma superintendência de controle. Fazer uma agência forte e rever a governança desses fundos. Não podemos ter o aparelhamento que há hoje”.

Na entrevista, o ministro chegou a citar Solange Paiva Vieira, atual superintendente da Susep, como sendo a provável ocupante do cargo de dirigente da nova agência.

A equipe de jornalismo do Direção Concursos enviou e-mail para o ministério da Economia e ainda não obteve resposta do órgão sobre a citada entrevista de Guedes.

Últimos concursos

As citadas autarquias, que deverão ser extintas com a criação da nova superagência, Previc e Susep, promoveram seus últimos concursos nos anos de 2011 e 2010, respectivamente.

Concurso Previc

A banca Cespe foi responsável, naquele ano, por organizar o último concurso para a Previc. Foram ofertados os seguintes cargos à época:

  • Analista Administrativo – Área Administrativa;
  • Analista Administrativo – Contabilidade;
  • Analista de Tecnologia da Informação;
  • Especialista em Previdência Complementar – parte Atuarial;
  • Especialista em Previdência Complementar – parte Financeira e Contábil;
  • Técnico Administrativo.

Concurso Susep

No caso da Susep, a Esaf ficou responsável pelo evento e a entidade contou, em seu edital, com os seguintes cargos:

  • Analista Técnico em Administração e Finanças;
  • Analista Técnico em Controle e Fiscalização;
  • Analista Técnico Atuarial;
  • Analista Técnico em Tecnologia da informação.
Maurício Miranda Sá
Maurício Miranda Sá Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet. Veja outras publicações do autor
#agência reguladora #autarquias #Concurso publico #governo federal #paulo guedes
Comentários

Cursos

Pacote Completo p/ Auditor da Receita Federal

Time837.5h YoutubeVídeos - 837.5 PDFPDF - 335
Saiba Mais

Pacote Completo p/ Téc. do Seguro Social do INSS

Time285h YoutubeVídeos - 285 PDFPDF - 114
Saiba Mais

Pacote Completo para Técnico do IBGE

Time127.5h YoutubeVídeos - 127.5 PDFPDF - 51
Saiba Mais

Pacote Completo p/ Escrevente Técnico do TJ SP

Time302.5h YoutubeVídeos - 302.5 PDFPDF - 121
Saiba Mais


Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos novos editais!

Notícias Relacionadas

Saiba mais sobre

Central de Atenção ao Aluno